Minha experiência com Aliexpress




O Grupo Alibaba foi fundado em 1999 na China por Jack Ma, o cara que não foi selecionado para trabalhar em um fast food, mas que hoje possui bilhões de dólares em seu bolso. É a vida. Neste ano, a marca Alibaba foi eleita a terceira maior e mais influente marca chinesa, sendo vencida apenas pela Lenovo e Huawei. 

O Aliexpress é um bebê do Alibaba e o paraíso para pessoas que gostam de comprar suas coisas, mas que tentam economizar. A primeira coisa que precisam saber sobre o Aliexpress é que nem tudo que reluz é de ouro, então não se deixe levar pelos preços mais baratos e nem compre meio mundo porque vai dar zebra. A segunda coisa é que você deve ser um consumidor paciente ou vai infartar na primeira compra. 

Dito isto, contarei sobre as MINHAS experiências com compras no Aliexpress. Preciso salientar que nem todas as pessoas tiveram a mesma história que eu e com você pode ser diferente (tanto dessas pessoas quanto de mim). Cada caso é um caso! Mas vamos lá...


Minha primeira compra no Aliexpress foi em dezembro de 2014. Eram duas blusinhas simples - a compra de teste. Eu paguei menos de oito dólares nos dois itens. Mais de três meses depois, o pedido ainda não havia chegado e eu sequer sabia onde estava, nem tinha certeza de que estava em território brasileiro. Com pesar, me senti a azarada da vez e solicitei o reembolso, afinal, não havia recebido os produtos. Os vendedores foram ágeis e gentis e me devolveram a quantia paga. Um bocado de tempo depois, (eu já tinha solicitado o reembolso, recebido e seguido minha vida) as blusas chegaram. 

Fiquei devidamente chocada, é claro. Achei que elas tinham se perdido, ficado presas na alfândega ou whatever. O tecido de ambas era super macio. Uma delas era mais grossa que eu imaginava e a outra mais fina. Acreditem se quiserem, mas ambas estão vivas até hoje - tem aparência de usadas, mas são confortáveis e resistentes. Sempre tive o cuidado de lavá-las a mão, mas usei MUITO, então, revigorada pela boa perspectiva, fiz uma nova compra.

A segunda compra foi uma saia longa de chiffon que parecia maravilhosa e um vestido retrô curtinho de chiffon e renda cheio de potencial. Paguei vinte dólares pelos dois. Assim como na primeira compra, os produtos foram rastreados até chegar ao Brasil e depois sumiram na vida. Resultado: depois de mais de três meses, um dos produtos chegou à minha casa - a saia. Fiquei a-p-a-i-x-o-n-a-d-a! O tecido era maravilhoso, tinha um forro de cetim e ficava lindo no corpo. Também a tenho até hoje e permanece com aspecto novo. O vestido, no entanto, não chegou a tempo da proteção e solicitei o reembolso. 

Por mais uma vez, tive a sorte de lidar com vendedores super prestativos e educados que me devolveram o dinheiro ao verem que realmente o produto havia "sumido". E assim como da outra vez, muitas semanas depois, os correios o entregaram em minha casa. O vestido era delicado, bonito e totalmente diferente dos modelos que eu já tinha visto no Brasil. Usei pouco porque eu engordei e ele parou de entrar (caiam da cadeira). Os modelos de lá são baseados nos corpos das coreanas, então tenha bastante cuidado com os tamanhos menores: eles são definitivamente pequenos. Caiam da cadeira novamente, mas em alguns modelos, eu uso o G ou XG.

A terceira compra foi início deste ano. Demorei um pouco a voltar ao Aliexpress porque, como eu expliquei, as compras demoram bastante a chegar e tem esse problema com o rastreio que me impede de gerenciar adequadamente a questão do pagamento, da entrega etc. Mas eu tinha gostado dos produtos e resolvi tentar de novo. Desta vez, comprei dois kits de pincéis de maquiagem, totalizando uma esponja e vinte e quatro pincéis. 

Quando estava prestes a completar três meses, os produtos foram entregues na minha casa. Perfeitamente embalados, sem faltar nenhuma peça. A melhor coisa dessa vez foi que o rastreio funcionou por todo o trajeto: desde seu embarque na China até chegar aos correios de Curitiba e depois até chegar ao Rio. Adorei essa melhora significativa! O lado meio triste é que a) as imagens não mostravam o tamanho real dos pincéis. Alguns eram bem menores do que eu imaginava; e b) alguns não tinham a qualidade esperada e fiquei um pouco desapontada. 

Por fim, fiz mais uma compra este ano. A ideia era testar se o rastreamento continua funcionando bem (até o momento tudo certo), a demora em chegar o produto no Brasil e fiz uma compra maior e ligeiramente mais cara, mas todas estão dentro do suposto padrão de não cobrar taxa alfandegária. 

Comprei em lojas diferentes e sem ultrapassar o valor de vinte dólares por compra. Só estava um pouco preocupada porque uma delas é um casaco pesado que amei e estava realmente barato. Entretanto, como é disposto pela nossa lei, produtos abaixo de cinquenta dólares teoricamente não deveriam ser tarifados... 

Dois dos produtos chegaram ao Brasil! Um deles chegou depois de 9 dias de sua postagem na China e outro depois de 13 dias. Foram os recordes das minhas compras! Fiquei chocada com a velocidade! O primeiro a chegar foi uma luva, liberada no dia 24/07 sem taxa pelos correios de Curitiba. O segundo foi um pacote de blusinhas, que demorou quase um mês para chegar (também foi bem mais rápido do que as outras vezes) e a qualidade não era exatamente a que eu esperava (muito diferente da luva, que tem ótima qualidade), mas não dá para ser tudo perfeito. O terceiro e último produto foi meu preocupante casaquinho, que demorou mais de dois meses, mas que finalmente está aqui dentro do meu armário e que não teve nenhuma taxa cobrada. Ele é um daqueles casos grossos, com forro e capuz para frios realmente intensos, uma qualidade bem maior do que eu esperava pelo preço que paguei.

Resultado: Aliexpress é uma caixinha de surpresas, mas para quem tem paciência e organização de marcar as lojas que têm produtos melhores e outras que não têm produtos tão legais assim, é uma boa jogada!

P.S.: Se tiverem interesse em ver fotos dos produtos, só entrar em contato por comentário (eles só podem aparecer se eu aprovar, então é seguro mandar seu e-mail para receber as fotos) ou pela página do facebook.

P.S.²: Já estou criando a página de Contato do blog. Assim que estiver funcionando perfeitamente (falta testar), aviso em outro post!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog © Desenvolvido por Gabi Mello e Liliana Lacerda
voltar para o topo